Oi Meninas!
A Marcelle (Kisa) me pediu para contar um pouco de como comecei com a paixão pelo patchwork. Bem, não sei se vai interessar alguém mas... rsrsrs
Minha avó materna é que me ensinou a costurar. Tentou, pelo menos. Minha mãe por sua vez me ensinou a perguntar, pesquisar, entender. As duas juntas conseguiram despertar em mim a curiosidade, a habilidade e a inteligência para, se não tiver que ensine, estudar uma maneira de fazer sozinha.
Lembro quando comecei a querer fazer roupas para minhas bonecas. Quem foi que me ensinou a mexer com a máquina de costura? Minha Avó!
Mamãe também sabia costurar, mas a metodologia de vovó era mais a minha cara. Ela explicava como fazer certo, aí ensinava uns macetes, e bora fazer! Mamãe surtava quando me via "alinhavar" tudo com alfinetes em vez de linha e agulha....rsrsrsrs. Dizia que eu era igual à vovó, não tinha paciência!
Bem eu digo que no lugar da paciência tenho eficiência! Costuro rápido (apanho um bocado quando invento algo novo) e modéstia à parte gosto muito do que faço.
Essa duas aí são as professoras: Mamãe Dolores e Vovó Conceição, em foto de 1971. No carrinho? Eu! É... sou "velha"!!!!!!
Agora, o patchwork: Sou uma pessoa "visual". O que isso significa? Que minha memória principal, a mais utilizada é a visual. Não guardo nome de rua, de pessoas... mas guardo imagens. Sempre fui assim. Fiz duas faculdades que mexem muito com visual, cor, design e estética: desenho industrial e arquitetura. Aí já viu, né?
Gosto muito de coisas bem feitas, cores na medida certa, handmade.
Gosto de várias coisas em vários estilos, sou cosmopolita! E o patch veio assim. Sempre gostei de peças em quilt, matelassê. Mas nunca tinha me proposto a fazer. Um dia minha sogra que sempre compra essas revistas de decoração (eu não compro quase nunca. São sempre a mesma coisa entra ano sai ano. Prefiro comprar uma importada que amo de vez em quando só para ver o que daqui há alguns meses vai ser moda por aqui.) comprou uma e, nessa revista havia uma matéria só com peças em patchwork: almofadas, cortinas, pufes, sofás...
Minha sogra também tem "parte" nessa paixão. Ela é uma das maiores fãs que eu tenho atualmente. Enche a minha bola por aí dizendo que eu sou capaz de fazer qualquer coisa que eu me meta a fazer.... rsrsrsrs. Bem, ela "botou pilha" e lá fomos as duas comprar os primeiros tecidinhos para eu inventar moda.
De cara fiz uma cortina, almofadas para meu sofá e até um edredom para minha cama!
Almofada
Manta para sofá
Edredom
Toalha de mesa
Aí, não parei mais. Descobri um hobby, uma forma de embelezar minha casa do meu jeito com peças únicas e, uma forma de ecooimizar na hora de presentear.
Depois que comecei, TODOS da família já tem em suas casas pelo menos uma pecinha feita por mim. E esse ano, no Natal, rola tudo de novo. Novas criações, novas idéias.
Isso eu também aprendi com minha avó. Ganhei quando criança algumas bonecas de pano que ela fazia para as netas nos Natais... Lindas...
No mais, nova etapa. Que significa seguir com a Kisa, e com a Maria Kisa, e transformar essa parceria que hoje é lazer e diversão em algo que também traga frutos financeiros. Mas isso fica para outra história!!!!! rsrsrsrs
Beijocas